Então você quer fazer mochilão pela Europa?

Treze países, perdi a conta do número de cidades, 1 ano e meio fora de casa.
Eu estou vivendo o sonho de qualquer “20-e-poucos-anos”, vivendo e viajando pela Europa.
É por pouco tempo, eu sei. Então melhor fazer valer a pena.
Aqui vai uma lista que eu gostaria que alguém tivesse me falado antes de qualquer uma das minhas viagens:
 
            1.Boas maneiras levam você a qualquer lugar. Não é apenas uma dica da sua mãe, é verdade, eu juro. Um simples “por favor” e “obrigado” podem te levar a poder colocar a mala mais cedo no hostel pra dar uma volta pela cidade, podem te garantir um pouco a mais no café da manhã, entrada grátis numa sessão de cinema que você nunca imaginava que iria, ou simplesmente um amigo. Exercite sua internacionalidade, e dependendo do caso solte um “please”, ou um “sivuplê” (s’il vous plaît), um “grazie (mille)”, um “merci”, um “per favore”. É legal aprender a ser gentil em outras línguas também. As pessoas vão simpatizar com você mais rápido. Principalmente os franceses.
 
            2. Pode negar o quanto você quiser. Pode se fazer de “bonzão”. Mas a famosa Hierarquia de Maslow existe. Você pode estar no melhor lugar do mundo, no castelo mais doido do leste europeu, no lago mais lindo da Suiça. Mas as três necessidade básicas vão estar ali presentes: comer, ir ao banheiro e ter um lugar quente pra dormir (principalmente se você viaja no inverno!).
 
Imagem
“comida” é uma palavra ampla na maioria dos casos…
            3. Apesar do tópico anterior, devo dizer que suas definições de higiene ao longo do seu mochilão vão se tornar bem mais flexíveis do que você imagina, e geralmente serão relacionadas às suas finanças no momento. Dormir no chão numa estação de trem, usar a mesma calça por 2 semanas, improvisar uma camiseta usada como toalha…são algumas das milhões de coisas novas que você vai acabar fazendo.
 
            4. Não se preocupe de parecer turista. Aquela foto pode ser uma oportunidade única na sua vida. Não fique se escondendo. Deite no chão, coloque a bunda pra cima, e tire a foto do jeitinho que sua mente  e seu coração desejam. Pense que pode ser que você nunca mais volte àquele mesmo lugar. E tenha certeza, que mesmo que você voltar, sua visão de vida será outra. Um momento perdido, é um momento perdido.
 
Imagem
Tirar foto de comida também é coisa de turista. Todo mundo no restaurante vai te encarar.  MAS, com licença, estamos falando de café turco!
 
            5. Se você consegue sobreviver a uma semana num quarto de hostel com mais 25 pessoas, completamente desconhecidas, algumas expressando seu amor corporal perto demais do seu ouvido…querido leitor, você consegue sobreviver a quase tudo nessa vida.
 
            6. Interaja!!! Não estou dizendo pra você expressar seu amor junto com o pessoal do número 5, mas converse! Saia do quarto! Desligue o laptop! Arrume uns conselhos de viagem, saiba onde as pessoas foram, o que elas acharam. Isso pode te livrar de enrascadas. E te render novos amigos!
 
Imagem
            7. Não mate seu companheiro de viagem. Sim, eu sei que depois de um mês vivendo como um nômade, e vendo essa pessoa 24 horas por dia, esse desejo virá. Mas lembre-se porque você convidou essa pessoa pra viajar com você. É seu amigo! Solta essa faca! Agora!
 
            8. Esquece o computador. Se quiser parar pra postar no seu blog, ou facebook, ou dizer olá pra quem ficou, tudo bem. Mas não desperdice um dia de viagem olhando pra uma tela de computador.
 
            9. Seja corajoso e vá fazer as coisas que aparecem. Mesmo que você esteja com medo, ou desanimado. Mesmo que esteja chovendo. Mesmo que parte da sua viagem não seja como planejado, tenha coragem de não ser um bebê chorão, e pense que…”cê tá na europa, porra!”
 
            10. Se prepare: quando você voltar, você só vai querer falar de Europa por uns tempos. É normal. Seus amigos vão ter inveja. E com razão, seu sortudo! 
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s